7 novidades para Tottenham x Manchester City
O futebol europeu retorna da data Fifa com bons duelos. Na Espanha, Diego Simeone tenta confirmar a boa fase do Atlético de Madrid contra um Barcelona que ainda não se acertou com Ronald Koeman. Mas nosso destaque vai para a Inglaterra, com o duelo de dois postulantes ao título: Tottenham e Manchester City.
Os londrinos são os atuais vice-líderes, empatados em 17 pontos com o Liverpool, um a menos que o ponteiro Leicester. José Mourinho parece ter encontrado a receita exata para os Spurs: têm o segundo melhor ataque (19 gols marcados) e dividem a melhor defesa (9 gols sofridos) com outros quatro times.
Um deles é o Manchester City, que ocupa apenas a décima posição. Os 12 pontos dos Sky Blues, porém, foram conquistados em apenas sete jogos — um a menos do que os primeiros lugares. A preocupação de Pep Guardiola, porém, é o desempenho ofensivo do time: o City marcou somente 10 gols no campeonato até aqui.
Pronto para saber como os times retornam para esse confronto? Separamos sete novidades de Tottenham e Manchester City na preparação para o jogo desse sábado, confira!
1. Tottenham: jogo para confirmar as credenciais
O bom início do Tottenham tem uma contribuição também do calendário. Dos oito jogos disputados até aqui pela Premier League, apenas o Manchester United terminou entre os dez primeiros na temporada passada.
A boa notícia? O Tottenham bateu os Red Devils por 6 a 1, provando que não está apenas batendo em cachorro morto. O duelo contra o lado azul de Manchester, porém, é a chance de mostrar as reais credenciais do time.
2. Dúvidas abrem caminho para Bale
Positivo para Covid-19, Matt Doherty é o único novo desfalque para os Spurs. Bergwijn e Lamela são dúvidas, tornando provável o segundo jogo de Gareth Bale como titular no retorno ao time. Ndombele também é uma interrogação, recuperando-se de lesão.
O possível Tottenham titular tem: Lloris; Aurier, Alderweireld, Dier e Reguilon; Hojbjerg, Bale Lo Celso e Son; Kane.
3. Dupla de ouro no ataque
Os dois últimos nomes na lista vêm fazendo uma temporada de gala até aqui. Harry Kane lidera a tabela de contribuições a gol na Premier League, com 15 participações (sete gols e oito assistências). Son Heung-Min vem logo na sequência, com 10 participações (8 gols e duas assistências).
4. Manchester City: possíveis desfalques complicam Guardiola
A lista de desfalques do City é mais recheada — e com nomes mais importantes — do que os oponentes. Sterling, Agüero, Mendy, Fernandinho, Zinchenko e Aké são dúvidas para a comissão técnica.
A pausa para os jogos internacionais deu a alguns deles a chance de se recuperar. Não a ponto de serem certeza já neste sábado. Quem aproveitou muito bem esse período foi o espanhol Ferran Torres: anotou seu primeiro hat-trick com a seleção espanhola, na goleada de 6 a 0 sofre a Alemanha.
5. Jesus ou Agüero, tanto faz?
A expectativa maior é sobre Sterling e Agüero: enquanto o inglês sofreu lesão em treinamento com a seleção inglesa, o argentino não atua desde 24 de outubro. Por outro lado, Gabriel Jesus está novamente à disposição de Guardiola: o brasileiro anotou um gol em cada partida disputada com o City nesta temporada.
Um primeiro rascunho do time inicial para o City tem: Éderson; Walker, Rúben Dias, Laporte e João Cancelo; Rodri, Gündogan e De Bruyne; Ferran Torres, Foden e Gabriel Jesus.
6. Rivalidade à beira do campo
Tottenham e City não têm uma rivalidade histórica, mas o mesmo não pode ser dito dos treinadores. Mourinho e Guardiola travaram boas batalhas, especialmente nos tempos de Real Madrid e Barcelona.
O confronto histórico favorece o catalão. São 11 vitórias contra os times comandados por Mourinho, com seis vitórias do português e outros seis empates. Guardiola é o treinador com mais triunfos sobre o “Special One”, por larga margem — Rafa Benítez, segundo lugar, tem apenas seis vitórias.
7. Gols vão aparecer?
No duelo entre os times, um pouco mais de equilíbrio. O Manchester City tem 15 vitórias nos últimos 29 encontros, mas o Tottenham tem respeitáveis 11 vitórias no mesmo período.
O momento atual dos times não deixa a gente se empolgar com um placar recheado, mas os dados desses 29 jogos são positivos. Ambas Marcam aconteceu 17 vezes e o Mais de 2.5 gols em incríveis 20 oportunidades.
Imagem: Reuters