Vitor Bueno (São Paulo x Corinthians - Paulistão 2020)
Agosto 28, 2020

Destaques dos clássicos do fim de semana

Com algumas rodadas no bolso, o Brasileirão começa a esquentar. E quer jeito melhor do que mais clássicos estaduais na agenda?

A rodada do Bolão tem três desses duelos cheios de rivalidade. Em Minas Gerais, Cruzeiro e América-MG fazem um clássico diferente: é a primeira vez que se enfrentam na segunda divisão. Na Série A, os destaques estão em Rio e São Paulo, com Fluminense x Vasco e São Paulo x Corinthians.

Já tem palpite formado para cada um deles? Se ainda não começou a pensar nisso, hora de conferir os destaques dos clássicos do fim de semana:

1. Cruzeiro x América-MG – sábado, 29/08, 19h

Cruzeiro

O bom começo na segundona ficou para trás. O Cruzeiro vem de três jogos sem vencer, sendo uma derrota em casa para a Chapecoense e empates como visitante contra Confiança e CRB – este último causando a eliminação do time da Copa do Brasil.

O técnico Enderson Moreira, que comandou o Coelho por dois anos entre 2016 e 2018, tenta vencer o primeiro clássico mineiro — em onze tentativas, conseguiu apenas um empate. Para o jogo de sábado, vai contar com jogadores que não puderam atuar contra o CRB por causa do regulamento da Copa do Brasil: Patrick Brey, Henrique, Régis, Claudinho e Arthur Caike.

Além disso, o poupado Cacá e o recuperado Marcelo Moreno devem ser presenças garantidas no time titular.

América-MG

O Coelho sofreu contra a Ferroviária, mas garantiu sua passagem à quarta fase da Copa do Brasil com um gol nos acréscimos — é o único representante do estado ainda viva no torneio.

Além da classificação, o resultado é positivo para o América-MG tentar emendar uma sequência de vitórias. Após os três pontos na estreia, contra a Ponte Preta, os mineiros voltaram a vencer apenas na última rodada, contra o Oeste.

O ataque é a maior dor de cabeça para o técnico Lisca: nos últimos seis jogos, o América-MG marcou mais de uma vez apenas contra o Oeste, passando em branco contra Cuiabá e Juventude.

Confrontos recentes

O América-MG não vence o Cruzeiro desde o Campeonato Mineiro de 2016. Uma sequência de 13 jogos, com oito vitórias celestes e cinco empates. Igualdade que também ocorreu no único encontro dos times este ano: empate em 1 a 1, também pelo estadual, com gols de Ademir e Maurício.

2. Fluminense x Vasco – sábado, 29/08, 19h

Fluminense

Não dá para pensar em destaques no Fluminense e não citar Nenê. O meia de 39 é o coração do tricolor em 2020 e também o artilheiro — não só do time, mas do país. Com os três gols anotados na classificação sobre o Figueirense, Nenê chegou a 15 gols na temporada, e se igualando a Tiago Orobó, agora no Fortaleza.

Se tudo vai bem com o goleador do time, Odair Hellmann ganhou uma dor de cabeça na defesa. O goleiro Muriel será desfalque, com desconforto muscular na perna esquerda. Marcos Felipe será o titular.

O restante da formação, porém, não tem nenhuma ressalva. Odair inclusive ganha o reforço do atacante Luiz Henrique, poupado no meio de semana.

Vasco

O início do Brasileirão não poderia ter sido melhor para o Vasco. Das quatro partidas — o jogo contra o Palmeiras na primeira rodada foi adiado devido à final do Paulistão — venceu três e empatou uma.

Essa invencibilidade será colocada à prova contra o rival, com um desfalque. O atacante Vinícius testou positivo para Covid-19 e terá de ficar por 10 dias em isolamento. Ele se junta a Bruno Gomes, que também testou positivo, e Andrey, suspenso.

Apesar dos desfalques, a tendência é o técnico Ramon Menezes não mexer muito na equipe. Marcos Junior e Carlinhos disputam a vaga de Andrey, enquanto Bruno Cesar e Guilherme Parede fazem o mesmo para o lugar de Vinícius.

Confrontos recentes

O Fluminense se deu bem no único confronto dos times até aqui em 2020. Foi inclusive a quebra de um tabu: eram dez duelos seguidos sem derrota para o Vasco, que venceu sete vezes nesse período.

Nos 13 clássicos mais recentes entre Flu e Vasco, a tendência que já conhecemos: apenas quatro vezes o placar superou 2.5 gols, com Ambas Marcam ligeiramente acima — cinco ocasiões.

3. São Paulo x Corinthians – domingo, 30/08, 11h

São Paulo

Duas vitórias por 1 a 0 foram suficientes para Fernando Diniz respirar no comando do São Paulo. Mas o breve sossego pode não durar muito tempo: clássicos sempre fazem os ânimos se exaltarem, e o tricolor chega bastante desfalcado a esse Majestoso.

O destaque é Daniel Alves, que sofreu fratura no braço direito contra o Athletico-PR e fica fora de combate por tempo indefinido. O lateral-esquerdo Reinaldo, suspenso, também está fora do clássico. No ataque, Luciano e Vitor Bueno são dúvidas.

Com tantas possibilidades, a escalação do São Paulo é uma incógnita. Na defesa, Léo deve ocupar a lateral, com Arboleda ou Bruno Alves voltando à zaga. Paulinho Bóia e Helinho ficam se sobreaviso para o ataque, mas Diniz tem um verdadeiro leque de opções para substituir Dani Alves: Hernanes, Luan, Igor Gomes e Liziero disputam essa posição.

Corinthians

O Timão não conseguiu embalar no Brasileirão: depois de conseguir a primeira vitória, contra o Coritiba, voltou a desperdiçar pontos no empate contra o Fortaleza, em jogo disputado na quarta-feira.

Sem novas preocupações com o elenco, Tiago Nunes deve utilizar time similar ao que entrou em campo no meio de semana. Mateus Vital deve retornar, no lugar de Ruan Oliveira, com Gabriel e Luan disputando vagas no meio-campo com Éderson e Araos.

Confrontos recentes

São Paulo e Corinthians ficaram no 0 a 0 pelo Paulistão, poucos meses após o tricolor ter quebrado uma sequência de cinco jogos sem vencer o Timão.

E apesar de ser um duelo de placar baixo recentemente — 10 dos últimos 26 duelos tiveram menos de 2.5 gols — o Ambas Marcam foi ligeiramente mais presente, acontecendo em 14 ocasiões.

Imagem: Gazeta Press

Mais Postagens

Igor Vinicius e Angileri (São Paulo x River Plate - Libertadores 2020)
Setembro 28, 2020

Rodada 5 com mais Libertadores e novos clássicos

É para fechar setembro em alta — e começar outubro com tudo! O Bolão 188APP traz mais uma semana de muita disputa, com jogos importantes e muita rivalidade em campo. Como já virou costume, a...

Patrick de Paula e Willian (Palmeiras x Flamengo - Brasileirão 2020)
Setembro 28, 2020

Marcia Cristina Santiago vence a rodada 4

Mais uma semana com jogos decisivos que você curtiu no Bolão. Entre clássicos e polêmicas, quem teve os melhores palpites da semana foi Marcia Cristina Santiago: anotou 770,25 pontos e venceu a...

Daniel Alves (São Paulo x Internacional - Brasileirão 2019)
Setembro 25, 2020

Prévia de Internacional x São Paulo

Dois times que podem assumir a liderança do campeonato — mas dois times que também vivem momentos de cobrança da torcida. Internacional x São Paulo é dos duelos mais esperados da rodada 12, com esse...